fbpx
Unidade Mooca (11) 2028-5782 | (11) 94390-0926

Conheça os benefícios que o laser pode trazer para a sua saúde bucal

img post blog

O laser já faz parte da vida de milhões de pessoas ao redor do mundo. Utilizado nas indústrias, na ciência e na medicina, essa tecnologia também vem revolucionando os tratamentos odontológicos.

Com efeitos anestésicos e capacidade de estimular o metabolismo da células, o dentista Dr. Márcio Passos explica que o laser acelera cicatrização e diminui o desconforto do paciente na temida cadeira do dentista. “Pacientes oncológicos são um exemplo de pessoas beneficiadas pelo uso dessa tecnologia. Visto que o laser ajuda a amenizar os efeitos colaterais causados pela quimioterapia, como boca seca e inflamação  das mucosas”.

São empregados atualmente nos consultórios dois tipos de laser. O alta potência, utilizado em cirurgias para a realização de cortes no tecidos bucais, ou procedimentos menores como gengivoplastia e frenectomia. “Nesses casos o sangramento é evitado, pois o líquido coagula imediatamente após ter contato com o laser. Além disso, em alguns casos, pode-se eliminar a necessidade do uso de anestesias”, diz Dr. Márcio.

Já o de baixa potência funciona na aceleração do metabolismo das células, gerando efeitos analgésicos e anti-inflamatórios e podem ser classificados em dois tipo, os vermelhos —  agem superficialmente nos tecidos —, e os infravermelhos — que penetram mais profundamente.

“Devido as propriedades anestésicas, esses são indicados para diminuir a dor causada por aftas e feridas de herpes. Além disso, diminui consideravelmente o tempo para cicatrização e, se usado junto com um corante específico, tem função antibacteriana”, garante Márcio.

Outra utilização do laser é na diminuição e cura de sensibilidade em dentes com lesão não cariosa e também no preparo para tratamentos mais invasivos. “É bastante eficiente na remoção de cáries, assim como no preparo do dente para receber uma restauração o que, sem o laser, seria feito com o famoso “motorzinho”, que desgasta inevitavelmente partes saudáveis do dente”.

A aplicação na parte estética também é possível, sendo utilizado acelerar a velocidade do clareamento dentário em consultório. “Esse tratamento só pode ser realizado em consultórios de profissionais capacitados e ocorre por meio de aplicação de um peróxido na superfície dentária”, explica.

Entre em Contato