Dicas de Prevenção de doença gengival e periodontite

Sinais e Sintomas

A doença periodontal nem sempre apresenta dor, por isso é importante estar ciente de qualquer um dos sintomas abaixo:

• Gengiva que sangra facilmente durante a escovação ou o uso de fio dental;
  • Gengiva inchada, vermelha ou dolorida;
  • Gengiva retraída;
  • Mau hálito persistente ou gosto ruim na boca;
  • Dente amolecido;
  • Próteses parciais que se desajustaram;
  • Pus visível em torno dos dentes e gengiva;
  • Dores agudas ao mastigar os alimentos;
  • Dentes excessivamente sensíveis à temperaturas frias ou quentes.

– Fazer visitas periódicas ao dentista a cada três ou seis meses.

– Parar de fumar: O tabagismo é um fator de risco significativo para o desenvolvimento da periodontite.

– Reduzir o estresse: O estresse pode tornar difícil a ação do sistema imunológico no combate de infecções.

– Manter uma dieta bem equilibrada: A nutrição adequada ajuda a combater a infecção do sistema imunológico. Comer alimentos com propriedades antioxidantes, que contenham vitamina E ou vitamina C pode ajudar no processo de reparo do corpo.

– Evitar apertar e ranger os dentes: são ações que colocam força excessiva sobre os tecidos de suporte dos dentes e podem aumentar a taxa de tecidos destruídos.

Escovação e uso do fio dental adequados ajudam a prevenir a doença periodontal. O uso de cremes dentais e enxaguantes bucais com agentes antibacterianos pode matar as bactérias e diminuir a quantidade de placa em sua boca. Remover a placa bacteriana é a chave para prevenir a doença periodontal e melhorar a saúde bucal.

Fonte: Colgate