Unidade Mooca (11) 2028-5782 | (11) 94390-0926

Os amigos e inimigos dos dentes brancos

img post blog

Quem não gosta de um sorriso bonito, de dentes claros e perfeitos? Um sorrido assim, todo mundo sabe, pode melhorar muito sua aparência pessoal, o que o ajuda nas mais diversas situações, como uma reunião de trabalho, uma entrevista de emprego, uma conversa em uma festa e assim por diante.

E se você pensa que obter um sorriso bonito e saudável dá muito trabalho está enganado. Saiba que a prevenção pode ajudar a conquistar os dentes brancos com que você sonha.

Claro que as consultas periódicas ao dentista são essenciais, assim como a correta escovação e limpeza. Mas a dica que queremos dar agora se refere à alimentação, pois aquilo que você come também influencia a coloração dos seus dentes.

Veja três alimentos prejudiciais aos seus dentes e como eles agem.

  • Frutas cítricas

Frutas cítricas podem ser uma boa fonte de vitamina C, mas não são tão boas para os seus dentes. Laranja e suco de limão, em especial, são altamente ácidos e contribuem para corroer o esmalte dos dentes ao longo do tempo. Claro que você não vai deixar de consumir estas frutas, que são boas para o organismo, mas depois de consumi-las é necessário escovação e fio dental. Alimentos como os pickles, por sua acidez, também contribuem para o desgaste do esmalte dentário.

  • Balas e doces

Os doces, como é pra lá de sabido, não são bons para os dentes, pois permitem que bactérias bucais queimem o açúcar, produzindo ácido que corrói os dentes e provoca cáries. As balas duras são ainda piores, pois se dissolvem lentamente na boca, fornecendo para as bactérias o tempo que elas precisam para produzir o ácido. Além disso, as balas duras podem causar danos como quebras e trincas nos dentes, o que é impossível reparar com limpeza. Portanto, todo cuidado é pouco.

  • Vinho

Pense no seguinte: qualquer coisa que você derrame sobre uma toalha branca e a manche, também vai manchar os seus dentes. No caso do vinho tinto, obviamente o estrago é maior do que no caso do vinho branco, mas os dois são prejudiciais porque contêm ácido erosivo.

 

Agora, veja três alimentos que ajudam a clarear seus dentes.

  • Leite e derivados

O leite e outros produtos lácteos são a fonte primária de cálcio, que é essencial para ter dentes saudáveis. O cálcio reforça o esmalte dos dentes. Os queijos também são benéficos, uma vez que contêm uma substância que, junto com o cálcio, tem papel importante na reparação e manutenção do esmalte dos dentes.

  • Legumes e verduras

Estes alimentos são ricos em fibras, que melhoram a digestão e contribuem para reduzir os níveis de colesterol. Mas também são excelentes para a sua dentição, principalmente porque exigem muita mastigação e geram uma quantidade de saliva que vai lavando os seus dentes. Como as fibras são trituradas, as partículas do alimento esfregam os dentes, contribuindo para a sua limpeza.

  • Morangos e água

Os morangos contêm ácido málico, um branqueador natural do esmalte dos dentes. O ácido málico, encontrado ainda em maçãs e peras, é também utilizado na regeneração e higienização de ferimentos e queimaduras. Já a água ajuda a lavar a boca, retirando açúcares e ácidos. Ela também contém flúor, um mineral que protege contra a erosão dos dentes.

Claro que você deixar de comer, ou comer em excesso, esses alimentos. Basta usar de bom senso e manter as consultas de prevenção e limpeza sempre em dia.

(Fonte: Helth Magazine)

Entre em Contato