É inegável que o açúcar – além de necessário para fornecer energia ao corpo – pode proporcionar uma sensação de prazer e alívio momentâneo, principalmente em ocasiões de estresse.
Isso ocorre porque a ingestão de açúcar está diretamente ligada à produção de serotonina, uma substância responsável por melhorar o humor, causando sensação de bem-estar. Como o açúcar é rapidamente metabolizado, a sensação de prazer ao comer doces é quase imediata.
Porém, alertam os especialistas, a ingestão frequente e excessiva de açúcar por longo período pode acabar levando ao vício de comer doces. Além disso, o açúcar em excesso pode gerar problemas cardíacos e obesidade.
Para os dentes
Já para os seus dentes, certamente o açúcar é um vilão. Os efeitos do açúcar nos dentes são provocados por bactérias que se alimentam de açúcar e produzem ácidos que podem dissolver lentamente o esmalte dos dentes e causar a cárie.
Mas o que fazer? Deixar de comer os mais os tentadores doces? Mais ou menos. Se você gosta de doces, como os chocolates tão consumidos nessa época da Páscoa, não precisa se privar desse prazer. Contanto que consuma os alimentos açucarados com responsabilidade, sem exageros e escove os dentes bem e com frequência.
Solução simples
Escovar sempre os dentes é uma solução simples para mantê-los saudáveis, mesmo comendo doces. Imagine que os ácidos produzidos pelas bactérias da boca começam a agir sobre os seus dentes em aproximadamente 20 minutos após a ingestão dos alimentos. Assim, quanto mais alimentos açucarados você ingere durante o dia, mais expostos aos ácidos causadores da cárie seus dentes estarão.
Apesar dessa recomendação parecer simples, nem sempre é fácil segui-la. Uma vida corrida, muitas vezes, impede a escovação tão frequentemente quanto ela deveria ser. Por isso, para manter seus dentes limpos, durante todo o dia, você deve carregar uma escova de dente portátil ou descartável. Escovas de dente portáteis podem ser úteis para quem trabalha na rua, por exemplo.
Outra dica importante é trocar sua escova de dente de casa por uma de cerdas macias e cabeça pequena (compactas), que são projetadas para alcançarem áreas de difícil acesso e facilitarem, assim, a limpeza.
Além desses cuidados é importante o uso do fio dental pelo menos uma vez por dia e visitar regularmente o dentista para detectar qualquer problema no seu início.
(Fontes: Colgate, O Globo, Humana Saúde)