SAÚDE BUCAL: DEZ AFIRMAÇÕES NAS QUAIS VOCÊ NÃO DEVE ACREDITAR

Mesmo com a evolução tecnológica e a maior divulgação de estudos e notícias da área de odontologia na mídia, ainda existem muitos mitos sobre a nossa saúde bucal.

Para esclarecer os consumidores, o Colégio de Dentistas e Estomalogistas, de Valência (ICOEV), na Espanha, listou os 10 mitos mais comuns a respeito da saúde dos nossos dentes. A relação foi divulgada pelo site espanhol ABCSaúde.

Os 10 mitos

Estes são os mitos mais comuns listados pelo ICOEV. Fique atento porque muitas vezes acreditar em mitos ou nos remédios caseiros que inundam as redes sociais podem trazer riscos à sua saúde.

1. Problemas nos dentes de leite não afetam a dentição definitiva

Falso: problemas na primeira dentição devem ser tratados com urgência, pois estes problemas podem comprometer a dentição definitiva.

1. A goma de mascar substitui a escovação

Falso. Esse é um mito no qual muita gente acredita. Apesar da goma de mascar contribuir para gerar saliva e melhorar o Ph, não pode substituir a escovação, o fio dental e a escovação interdental.

1. Enxaguar a boca já é suficiente para uma limpeza adequada

Falso. O enxágue com produtos destinados a isso é um método complementar para melhorar a higiene dental, mas em nenhum caso é um substituto da escovação ou uso do fio dental.

1. Os chamados dentes do siso devem sempre ser extraídos

Falso. Os dentes do siso só devem ser extraídos quando apresentarem problemas infecciosos ou quando, por sua posição e desenvolvimento, causarem problemas para os outros dentes. Cada caso deve ser avaliado individualmente pelo dentista.

1. A limpeza dentária feita no consultório estraga os dentes

Falso. A limpeza dental é usada para remover a placa e o tártaro depositado nos dentes. Portanto, ela evita futuras patologias, como a periodontite. É recomendado fazer pelo menos uma limpeza por ano com a dentista.

1. As escovas de cerdas duras limpam melhor do que as outras

Falso. Todas as escovas cumprem sua função de higiene da mesma maneira. E já foi demonstrado que escovas duras podem causar feridas nas gengivas do paciente.

1. A gravidez causa a perda de dentes da mãe por falta de cálcio

Falso. Porém é preciso notar que durante a gravidez, hormônios produzem alterações nas gengivas, aumentando o depósito de bactérias. Isso aumenta o risco de gengivite e cárie dentária. É por isso que as mulheres grávidas precisam maximizar sua higiene dental e ir ao dentista durante a gravidez.

1. As cáries sempre doem

Falso. Uma cárie pode estar presente em um dente, principalmente no esmalte, sem que o paciente sinta dor. Da mesma forma, se ela atinge a área da dentina e o dente perde a vitalidade do nervo, pode não provocar qualquer tipo de dor. A dor começa quando a infecção se espalha para a dentina. Se a infecção atinge o nervo, ela pode se infectar e a dor aumenta. Por isso, avaliações periódicas são a melhor ferramenta para identificar cáries antes que elas causem problemas mais sérios.

1. Os dentes são os responsáveis pelo mau hálito

Mais ou menos. O mau hálito pode aparecer devido à falta de higiene dental e acumulação de restos e bactérias. Mas, às vezes, ele tem origem em problemas gastrointestinais.

1. Os implantes, dentaduras e outras próteses são para toda a vida

Falso. Nada é para sempre. A falta de higiene dental, o acúmulo de bactérias e a própria fisiologia do paciente afetam sua duração das próteses. Quanto às dentaduras, os materiais devem ser substituídos pelo desgaste e contaminação. As próteses devem ser revisadas e, se necessário, substituídas.