DORES DE CABEÇA, MÁ DIGESTÃO? A SOLUÇÃO PODE SER O APARELHO

Nem sempre relacionamos esses sintomas aos nossos dentes, mas é importante saber que dentes mal posicionados causam má oclusão (mastigação errada) e podem levar, entre outros transtornos, a dores de cabeça constantes, má digestão e perda dos dentes.

Isso ocorre porque os músculos da mastigação sofrem esforço adicional por conta dos dentes mal posicionados, o que provoca dores de cabeça ou na região do pescoço, ombros e costas. Além disso, quando a mastigação não é eficaz, os alimentos não são satisfatoriamente digeridos e seus nutrientes não são bem aproveitados.  A mastigação errada também pode causar traumas e até a perda do dente.

A boa notícia é que, com o uso do aparelho ortodôntico, é possível corrigir a má oclusão, preservar sua saúde bucal e ainda melhorar a autoestima conquistando um sorriso bonito e saudável.

Hoje, já temos diversas opções de aparelhos. E cada tipo é indicado para um problema de má oclusão. Genericamente, porém, podemos dividir os aparelhos entre fixos e móveis. Estes aparelhos podem ter efeito sobre os dentes (aparelhos ortodônticos) e na estrutura óssea que sustenta os dentes (aparelhos ortopédicos).

As opções são muitas também quanto ao visual. Os aparelhos, hoje, podem ser prateados, coloridos, transparentes e até invisíveis.

Mas, lembre-se sempre: independente do tipo escolhido, o importante é realizar o tratamento de forma adequada, com consultas periódicas ao dentista e uma completa higienização dos dentes e do aparelho. As escovas interdentais costumam ser ótimas opções para quem usa aparelho, mas só um ortodontista pode avaliar e orientar sobre a melhor opção de aparelho e de limpeza para cada paciente.