Os cuidados como a higienização adequada e as visitas periódicas ao dentista são essenciais para manter seus dentes saudáveis e bonitos. Mas não se pode esquecer que seus hábitos alimentares também influem na saúde de seus dentes, como de todo o corpo também, naturalmente.
Para ficarmos apenas na parte da saúde bucal, podemos dizer que existem alimentos que ajudam a fortalecer os seus dentes, tornando-os mais resistentes. Abaixo, listamos alguns desses alimentos amigos dos seus dentes.
Fonte de cálcio, proteínas, fósforo e ácido láctico e vitaminas, o leite ajuda a garantir ossos fortes e saudáveis. Por isso, beber leite ajuda a fortalecer também os dentes, além de protegê-los de substâncias mais ácidas.
A água também é amiga da saúde bucal, pois ajuda na produção de saliva, mantendo a boca hidratada e elimina restos de alimentos, contribuindo para a higiene bucal.
Como o leite, são ricos em cálcio e contêm uma proteína que age no esmalte do dente, impedindo a aderência de bactérias. Isso dificulta a formação da placa bacteriana e, consequentemente, a cárie.
Esses peixes são ricos em vitamina D, cuja principal função é a absorção do cálcio nos dentes e ossos, deixando-os ainda mais fortes.
As frutas cítricas são boas para os dentes porque têm vitamina C, que aumenta a imunidade, além de ser um antioxidante que deixa as gengivas mais fortes e saudáveis. Porém, é preciso não exagerar: como são ácidas, as frutas cítricas atacam o esmalte dos dentes. O melhor é consumi-las sem exageros. Entre as frutas cítricas estão a laranja, abacaxi, acerola, goiaba e morango. Couve, tomate, cenoura, batata e ervilha também são boas fontes de vitamina C.
As fibras são ótimas para nossa saúde como um todo. Na boca, ajudam na limpeza dos dentes, evitando a formação de placa bacteriana. Cereais, como aveia e a granola, são ricos em fibras. Frutas, como ameixa, mamão, figo, pêssego e abacaxi, também são boas opções.
Surpreso? Não é para menos. Mas é isso mesmo, o chiclete, sem açúcar é claro, pode ser um aliado da saúde bucal porque contém Xilitol, um adoçante natural que previne a cárie. Além isso, ao mascar o chiclete, estamos estimulando a produção de saliva, que ajuda na limpeza e, de brinde, previne o mau hálito.
Além desses alimentos, também são bons para os seus dentes, as passas, o pepino e a castanha de caju.
(Fonte: Sorrisologia)