As lentes de contato dentais são finíssimas lâminas de porcelana feitas sob medida para cada paciente. Colocadas sobre os dentes, as lentes corrigem pequenas manchas, eliminam espaçamentos indesejáveis e proporcionam acabamento perfeito a dentes desgastados. Assim, são muito usadas por quem procura um sorriso esteticamente perfeito, além de melhora na funcionalidade dos dentes.
Essa técnica, apesar de muito usada, ainda gera dúvidas. Por isso, relacionamos aqui alguns mitos e alguns fatos verdadeiros sobre o assunto.
>> As lentes exigem cuidados adicionais de limpeza?
MITO. Os cuidados de higiene são os mesmos recomendados a qualquer pessoa. Escovação após as refeições, fio dental pelo menos uma vez por dia, uso frequente de enxaguante e visitas periódicas ao dentista.
>> O processo de colocação das lentes exige desgaste dos dentes?
VERDADE. O processo de fixação das lentes na superfície dos dentes exige um pequeno desgaste para aumentar a aderência. Esse desgaste, porém, é mínimo e não provoca alterações nos dentes naturais.
>> As lentes clareiam os dentes?
VERDADE. As lentes de contato ocultam pequenas manchas e isso ajuda a clarear os dentes. Porém, é preciso lembrar que como são feitas com finíssimas lâminas de porcelana as lentes não fazem milagres. Manchas muito escuras podem ficar mais claras, mas não desaparecerão totalmente.
>> Quem usa lentes precisa evitar determinados alimentos?
MITO. Não há qualquer tipo de restrição alimentar para pacientes que usam lentes de contato dentais. E melhor ainda: como as lentes protegem os dentes contra manchas, uma vez que não pigmentam. Mas, que fique bem claro: é necessário tomar cuidados, como acontece com os dentes naturais, para evitar atritos com materiais mais duros para evitar fraturas.
>> As lentes podem unir dentes separados?
VERDADE. Como as lentes são formadas por uma camada que vai sobre o dente, elas podem corrigir espaços indesejáveis. Podem também aumentar os dentes na largura ou na altura com excelentes resultados.
Se você tiver qualquer outra dúvida, consulte o seu dentista. Só ele pode indicar o melhor tratamento para o seu caso.