Unidade Mooca (11) 2028-5782 | (11) 94390-0926

Saiba o que roer as unhas pode causar aos seus dentes

img post blog

Parece coisa de criança, mas roer as unhas é um hábito comum (mas nada saudável) e tem muito adulto por aí que sofre com esse vício. Veja no post que o hábito de roer unhas pode causar aos seus dentes:

Fraturas e desgaste nos dentes frontais
Como todo “roedor” gosta de usar os dentes da frente para morder e arrancar pequenos pedaços das unhas e até das cutículas, eles são os que mais sofrem. A repetição sistemática do atrito entre unhas e dentes causa o desgaste do esmalte e, por consequência, do próprio dente.

Lacerações na gengiva e nas mucosas das bochechas
Outro dano que parece inofensivo são os pequenos cortes ou fissuras que acabam acontecendo por causa de pedaços soltos de unhas em contato com a gengiva e com as mucosas da bochecha. Como a pele dessas regiões é bastante sensível, é normal o surgimento de pequenos ferimentos que podem dar origem a aftas ou a outras feridas que levam a infecções mais perigosas.

Contaminação por bactérias
É muito comum o surgimento de contaminação por bactérias (das mais diversas) na região bucal entre as pessoas que roem as unhas. Isso acontece porque quem tem esse hábito acaba colocando as mãos sujas na boca várias vezes ao dia, o que aumenta muito a probabilidade de contaminação e aquisição de doenças.

Bruxismo e sensibilidade dentária
Por causa da fricção constante entre unhas e dentes, a pessoa que rói unhas fica mais propensa a desenvolver o que os dentistas chamam de bruxismo: que é o hábito de contrair a mandíbula com força, apertando um dente contra o outro, principalmente durante o sono. Além do desgaste que obviamente vai ocorrer na dentição, há perda da dentina (camada protetora dos dentes) e também a produção de um barulho característico de quem sofre com o problema.

Entre em Contato