Apesar do crescimento do número de implantes dentários no Brasil, muitas pessoas ainda têm dúvidas a respeito desse procedimento que vem revolucionando a reabilitação oral. Por isso, procuramos esclarecer aqui as principais dúvidas dos pacientes.
Confira os números do crescimento dos implantes no Brasil
Porém, se você tiver outras dúvidas a respeito, não deixe de nos contatar por meio dos comentários e das nossas redes sociais que procuraremos esclarecê-las, ok? Então, vamos lá.
Fazer implante dói?
Não. O processo é um ato cirúrgico realizado sobre anestesia adequada e o paciente, evidentemente, não sente qualquer dor. Após o procedimento, como ocorre com qualquer cirurgia, pode ocorrer desconfortos que são controlados com analgésicos e anti-inflamatórios.
Conheça a história dos implantes.
Pode haver rejeição do implante?
Não. O material usado para a fabricação do implante (o titânio) é inerte. Ou seja: é aceito pelo organismo naturalmente. O cuidado que o paciente precisa ter é escolher um profissional qualificado para evitar falhas que podem provocar inflamações e infecções, como em qualquer procedimento cirúrgico.
Qualquer pessoa pode fazer implante?
Não. É necessária sempre uma avaliação do dentista a respeito da saúde bucal do paciente verificando se houve reabsorção óssea, processo que ocorre quando o dente foi perdido há muito tempo. Por isso, é importante não protelar a ida ao dentista quando se perde um dente.
Implantes e dentes podem ser colocados no mesmo dia?
Sim. O processo de implante evoluiu muito e hoje permite, em casos selecionados, realizar o procedimento todo (implante e dentes) no mesmo dia ou em poucos dias. Essa é uma evolução muito importante, já que quando o procedimento começou a ser utilizado, há aproximadamente 25 anos, um paciente precisava esperar até dois anos para ter de volta o seu sorriso.
Quando há perda óssea, é possível fazer implantes?
Sim. Nesse caso, porém, será necessário realizar um enxerto ósseo na área onde o implante é indicado. Só após o procedimento de enxerto e da sua total incorporação o implante poderá ser realizado. Outra opção é o implante zigomático, com os parafusos de titânio sem implantados nos ossos da maçã do rosto.
Saiba mais sobre implantes zigomáticos.